sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Adoramos e resolvemos compartilhar!!

Olá meninas!!

A gente estava olhando a Revista Make número 11 e encontramos uma matéria que a gente tem certeza que vocês vão adorar. A gente aprendeu um monte lendo, e é sempre o mesmo dilema que a gente enfrenta na hora de: fotografar peças!!

Sempre assim, a luz nunca fica como a gente quer, sempre tem alguma coisa que poderia ser melhor, o fundo mais branco, enfim... E agora a gente achou algumas dicas realmente úteis para quem precisa fotografar suas peças. 


É super importante lembrar que a maneira como você fotografa uma peça pode deixá-la ainda mais bonita, e que evidenciar seu trabalho com uma arte (fotografar é uma arte, né??) sempre é uma alternativa legal.

Vamos lá? (O texto é longo, mas como esse é nosso post de final de semana, você pode voltar aqui e terminar de ler quando quiser!!)

***

Lembrando que o texto é da Revista Make (edição 11, página 25) a gente reproduziu aqui sem alterar nada, certo? 

1. Claro que é legal ter uma supercâmera fotográfica DSLR, aquelas poderosas, que trocam as lentes. Mas se não der para o seu bolso, é possível fazer fotos legais com uma câmera simples, compacta. Só não vale (ainda) tirar foto com celular, tá?

2. Sabemos que é chato, mas leia o manual que veio com a máquina. Se não tiver paciência para ler tudo, tente descobrir pelo menos onde ficam os botões de regulagem automática. O botão de macro (o ícone da florzinha) é um salva-vidas.

3. Tente sempre fotografar seus crafts durante o dia, com luz natural. Esqueça o botão de flash, ele distorce as cores e achata o volume dos objetos. Reserve para usar só em festas de aniversário. 

4. Fotografar com luz natural indireta sempre funciona. Para isso, escolha uma mesa próxima à janela como base para o seu miniestúdio. Tente tirar fotos em diferentes horários da manhã e da tarde para saber como se comporta a luz da sua casa.

5. Se a luz estiver muito forte de um lado e criando sombras nos seus objetos, improvise um rebatedor com uma placa de isopor.

6. Uma dica óbvia, mas que muita gente esquece: tire o datador! Ninguém precisa saber o dia, mês e ano que você fotografou.

7. O fundo da foto pode ser produzido ou não. Um fundo branco infinito feito com papel-cartão pode funcionar para fotos bem objetivas, para mostrar um pouquinho da sua lojinha. Mas um fundo elaborado com tecidos estampados e objetos do seu estúdio pode transmitir muito do seu estilo. É legal ter alguns tecidos curingas e papeis para usar como fundo de fotos.

8. Tente mudar a perspectiva das fotos. Nós, que somos baixinhas, já tiramos fotos subindo em banquinhos e até no alto de escadas. Tire várias fotos, mude as posições dos objetos. Uma vantagem da fotografia digital é que você não precisa economizar nos cliques. Depois, selecione as que você gosta mais.

9. Preste atenção nos detalhes. Nada de tecido amassado ou um fundo poluído tirando a atenção do objeto principal. E cuidado com as cores. Aprendemos na prática que objetos sólidos vermelhos e alaranjados saem fora de foco. Se for possível, evite usá-los.

10. Depois de clicadas as fotos, é sempre legal ter no micro um programa de edição de imagem para dar uma corrigida nos eventuais defeitos. Os programas gratuitos Picasa e Photoscape são opções boas e mais simples que o Photoshop, que tem muitas funções que você nunca vai usar. 

Lembre-se que uma boa foto para web deve cumprir dois objetivos: valorizar seus trabalhos e comunicar um estilo pessoal. Se você já faz crafts lindos, ótimo - o primeiro passo já está dado. Agora é só uma questão de promovê-los com uma foto bem caprichada no seu site ou blog. 


Essa é a Revista Make!

***

É isso, meninas! Adoramos essas dicas, e achamos que vocês devem tentar colocá-las em prática para ver o que acontece! E quem conseguir fotos legais pode mandar para cá. A gente vai adorar divulgar aqui no blog. O email é o de sempre: marketing@artecostura.com.br

Beijocas e um ótimo final de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá também gostar de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...